segunda-feira, 24 de junho de 2013

7 estágios para um casamento feliz!

Casamento: o sonho de muitos, e um verdadeiro pesadelo para outros. Muitas meninas crescem sonhando com o casamento - e muitos meninos aprendendo a fugir dele - e com uma vida conjugal plena e feliz. Mas quando enfim esse fato acontece, seja para homens ou mulheres, um choque de realidade toma conta da vida do casal e, muitas vezes, infelizmente a relação torna-se insustentável.
Brigas, infidelidade, discussões, adultério e muitos outros desgastes durante o casamento acabam culminando em um divórcio.
A seguir você descobrirá como cada um dos sete principais estágios do casamento se desencadeia, a partir de um conjunto de forças ocultas e de maneira geralmente imperceptível. Perceberá que, com algumas pequenas atitudes, você e seu par podem manter a felicidade inicial por toda uma vida.

1-º estágio do casamento: Paixão

Esta é a fase da lua-de-mel, quando o romance e a atração intensa unem o casal e levam ao compromisso. Em retrospectiva, parece curta como a primavera: passados os primeiros dois anos, a maioria geralmente perde aquela magia inicial, embora um dos casais entrevistados tenha afirmado que em seu caso o estágio da Paixão durou sete anos. Esse estágio é uma onda fortíssima de reações químicas no cérebro, orquestradas pela Mãe Natureza para que vocês dois renunciem a todos os outros e tomem medidas para garantir a sobrevivência da espécie. Mesmo se o casamento vier mais tarde na vida, ou pela segunda vez, a natureza propicia essas deliciosas erupções de neurotransmissores para unir vocês dois. No estágio da Paixão, os casais não só se divertem e se apaixonam perdidamente, como também começam a estabelecer a confiança, o respeito e a intimidade emocional que sustentarão o relacionamento para sempre.

2-º estágio do casamento: Realidade

Aqui a lua-de-mel acaba e surge a visão mais realista da vida a dois. Você descobre que seu parceiro não só é humano, como também cheio de defeitos. A decepção e os primeiros conflitos são característicos deste período difícil. Qual é a missão e o desafio? Nada mais que estabelecer as bases para um longo futuro juntos, a partir da aceitação, do respeito e da disposição para mudar. Vocês terão de discutir com firmeza e ouvir com boa vontade à medida que os dois apresentam suas necessidades e desejos. Isso cria uma base para que realmente se conheçam, se compreendam e se apóiem daqui para a frente.

3-º estágio do casamento: Rebelião

Ela sente saudades das amigas; ele das diversões. Ela quer viajar; ele quer jogar bola toda semana. Ela quer construir a carreira; ele também, só que a dele. Mesmo para os casais que passam ilesos pelo estágio da Realidade e conseguem estabelecer as bases para uma convivência de felicidade e respeito, inevitavelmente surge o momento em que o interesse próprio acaba atropelando os do casamento. Então, prepare-se para as brigas no casamento.
Em meio às lutas pelo poder neste estágio, o amor é um negócio complicado. Cada um acha que está com a razão e o outro está errado. O que significa que os dois se ofendem quando ouvem que estão errados e acreditam ser a autoridade moral na questão. Os especialistas afirmam que os dramas no casamento no estágio da Rebelião são inevitáveis. Aprender a arte de uma boa briga é a missão do momento – muitas vezes é a natureza das batalhas, e não o seu conteúdo, que leva à confusão. Por quê? Pensamentos rebeldes, unidos à raiva e à frustração, podem levar a atos rebeldes, como infidelidade, gastos desenfreados ou mudança de trabalho repentina para outra cidade – e estes podem ser desastrosos para o casamento.

4-º estágio do casamento: Cooperação

Com o passar do tempo, o casamento se torna mais complicado. As carreiras se desenvolvem, as casas aumentam de tamanho, os compromissos pessoais se intensificam, os filhos chegam. No estágio da Cooperação, o casamento adota um caráter quase profissional. Deixemos de lado todo aquele negócio de amor, emoção, realização pessoal: temos de quitar a casa, direcionar a carreira, gerenciar a saúde e criar os filhos. Fazer a transição de amantes a parceiros domésticos e pais dos filhos pode ameaçar o relacionamento. Pesquisadores constataram que a satisfação conjugal cai quando o bebê chega.Sociólogos da Universidade de Buffalo, em Nova York, afirmam que as “regras” de um bom casamento parecem mudar radicalmente no estágio da Cooperação. Enquanto isso, vocês estão privados de tempo e exaustos demais para tentar entender o que está acontecendo. Seu casamento é o alicerce da família.

5-º estágio do casamento: Reunião

Se o casal tem filhos, o estágio da Cooperação geralmente dura de 10 a 20 anos e, de repente, acaba. Seus compromissos com os filhos diminuem, as finanças se equilibram, as carreiras se definem, a casa está paga. E agora? Para os casais felizes, é hora de se curtirem de novo, não como pais e provedores, mas como amantes e amigos, pensadores e curiosos. Se conseguirem chegar até aqui, encontrarão paz, felicidade e reconciliação.
Tudo isso parece ótimo, mas alcançar o ideal é difícil. A chama da paixão deve ser reabastecida; a desilusão e o distanciamento da meia-idade devem ser gerenciados; os papéis e as expectativas do casamento devem ser recalibrados.

6-º estágio do casamento: Explosão

Desemprego, problemas de saúde, mudanças de cidade, problemas financeiros, doença ou morte de um dos pais – à medida que passamos pela meia-idade e entramos na terceira idade, vários acontecimentos importantes parecem se suceder.
No estágio da Explosão, um dos cônjuges – ou ambos – enfrenta reviravoltas que podem afetar o relacionamento por um dia, por um ano ou pelo resto de suas vidas. Enquanto os seis outros estágios ocorrem em ordem cronológica, o da Explosão pode chegar a qualquer momento, embora seja mais comum entre os 40 e 60 anos. Diante de uma crise pessoal, seu casamento pode ser uma fonte de conforto ou ser testado pela pressão inesperada causada por uma mudança de papéis, novas limitações ou novos temores. A missão do estágio da Explosão: lidar da melhor maneira possível com os problemas e as mudanças sem prejudicar a felicidade ou a saúde. Deixar que o seu casamento sirva de apoio nesta fase pode ser tão simples quanto compartilhar as alegrias do dia-a-dia, desde que você pratique a arte zen de pôr os medos e o estresse de lado.

7-º estágio do casamento: Plenitude

Não é coincidência: muitas pesquisas demonstram que a felicidade conjugal decola depois de várias décadas de vida compartilhada. Os especialistas dizem que, enfim, o "felizes para sempre"  se deve ao fato de os filhos já estarem crescidos e o casal se conhecer extremamente bem. Mas não é só isso. “Conhecer” o parceiro não significa meramente tolerar-lhe os hábitos, manias e necessidades. No estágio da Plenitude, “conhecer” o parceiro tem um significado bem mais profundo – da mesma forma que a recompensa é bem maior.


Então, como ter um casamento feliz?

Parte da felicidade de um homem é nunca perder o menino que vive em si; e o mesmo ocorre com as mulheres – há um espírito jovem lá dentro, não importa a quantidade de rugas no rosto. Manter o amor à vida, ao riso, à natureza e ao cônjuge, de forma quase infantil, é o verdadeiro segredo de um relacionamento abençoado. É também saber viver no presente, e não no passado. No estágio da Plenitude não há a idéia de que o melhor da vida já passou – o melhor ainda está por vir, seja hoje mesmo ou amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário